quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Edifício Altino Arantes - Banespão

Ponto mais alto do centro paulistano, 3º prédio mais alto do Estado e 4º Brasileiro, ex-sede de um banco que marcou a história de São Paulo, o edifício Altino Arantes, o Banespão, tem muito o que contar.


Fundação do Banco do Estado de São Paulo

Conhecido anteriormente como Banco de Crédito Hipotecário e Agrícola do Estado de São Paulo foi fundado em 14 de Junho de 1909 com sua primeira agência aberta na cidade de Santos, com finalidade, de financiar a atividade cafeeira de São Paulo, que crescia muito na cidade, sendo primordial para o desenvolvimento de São Paulo.

Em sua fundação, sua maioria acionista provia de investidores franceses, sendo o Banco do Comercio e o Tesouro do Estado de São Paulo segundo e terceiro lugares respectivamente. Com a expansão do banco, uma sede no centro bancário de São Paulo se viu necessária, um projeto que antes seria próximo a Praça Ramos, por meio de acordos com a Santa Casa de Misericórdia, e a compra de alguns prédios vizinhos, acaba sendo transferido para a rua João Abrícola, em um dos extremos do triângulo histórico do centro de São Paulo.

Fundação do Edifício

Um projeto desenvolvido inicialmente por Plínio Botelho do Amaral, sendo modificado posteriormente para se assemelhar com o “Empire State Bulding” americano, As obras só tiveram início em 1939, com o lançamento da pedra fundamental, esperando 8 anos para ser concluído e finalmente fundado em 1947, pelo então governador Ademar de Barros.

Considerado o edifício mais alto da cidade de São Paulo, deixando para trás o antigo dono do posto e vizinho “Edifício Martinelli” um ano após sua fundação, foi considerado por uma revista francesa, como a maior estrutura de concreto armado do mundo, superando o próprio Empire State Building, maior arranha-céu do mundo, por ter mistos de concreto e ferro em sua fundação.

O edifício tem 161,22 metros de altura, 35 andares, 14 elevadores, 900 degraus e 1.119 janelas, referencia até hoje no centro de São Paulo, devido a sua grande altura, sua torre foi utilizada na década de 50 para a retransmissão da Rede Tupi de Televisão. Na década de 60, teve seu nome alterado para o atual Edifício Altino Arantes, em homenagem ao primeiro presidente do banco.

O Edifício Durante os Anos

Desde sua fundação, o edifício não sofreu muitas mudanças externas, em 1960 perde o posto de mais alto para o gigante mirante do vale, porem continua como ponto mais alto do centro de São Paulo, devido sua localização acima do vale. Em 1965 foi fundado o Museu Banespa, com o intuito de manter a memória do banco com o passar dos anos, e abrigar algumas belas obras de artes.

Foi nos anos 70 que ganhou a sua tão famosa cinta de alumínio em volta da torre, aonde foi alocado o logotipo do banco, também nessa época ganhou a bandeira do estado no topo, sendo trocada frequentemente pelos fortes ventos que batem a tal altura.

Em 1988, o hall de entrada do edifício ganha um enorme lustre de três metros de altura e 1,5 tonelada, com 150 lampadas e mais de 10.00 acessórios de cristal. No ano 2000, o Banespa é privatizado e vendido ao banco Santander, e ao contrario que se imagina, os novos donos não só não modificaram a tradicional faixada, deixando o logotipo antigo, como permaneceram com o o Museu Banespa, somente alterando o nome para Museu Santander Banespa, preservando assim a memória e a cultura paulistana presente no edifício.

O Edifício nos dias de hoje

Atualmente, o edifício fornece uma visita gratuita a torre que fornece uma visão panorâmica de toda a cidade de São Paulo, podendo ser avistados pontos turísticos do centro de São Paulo e arredores, e para dias mais claros, podendo ate mesmo avistar uma parte da serra da cantareira, no extremo norte da cidade.

No museu de entrada também gratuita, pode se ver a exposição de maquinarias e equipamentos utilizadas pelo banco, células e moedas antigas, assim como também grandes esculturas, pinturas e gravuras de grandes artistas, geralmente doadas ou usadas como quitamento de dividas.

Para entrar em contato ou fazer uma visita:

Rua João Brícola, 24 – Centro - São Paulo (Metrô São Bento)
Tel.: (11) 3249-7180 - E-mail:
museusantander@santander.com.br
Horário: De segunda a sexta, das 10h às 15h

Visita Gratuita e sem Agendamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário